top of page

Neurociência: Mudando um padrão indesejado.


Uma regra fundamental na Neurociência diz que "células nervosas acionadas juntas permanecem juntas". Se fizermos algo uma única vez, uma coleção de neurônios livres formará uma rede, mas quando alguma ação ocorre seguidamente as células nervosas desenvolvem uma conexão cada vez mais forte e se torna progressivamente mais fácil acionar aquela rede.


Se acionarmos repetidamente as redes neurais, os hábitos ficam cada vez mais estruturados no cérebro e se tornam difíceis de mudar. À medida que uma conexão é usada muitas vezes, ela fica mais forte e mais estabelecida. Isso pode ser uma vantagem, porque é assim que aprendemos e nos condicionamos. Por outro lado, essa rigidez torna muito mais difícil se pretendermos mudar alguma coisa, caso esse aprendizado ou condicionamento nos traga algo indesejável.

Felizmente existe o reverso: células nervosas que não são acionadas juntas não permanecem juntas. Perdem o relacionamento de longo prazo. Toda vez que interrompemos o processo físico ou mental habitual refletido por uma rede neural, as células nervosas ou grupos de células ligados uns aos outros, começarão a desfazer seus relacionamentos. Analogamente, seria o mesmo que mudar de endereço afastando-se de seus vizinhos. Você se muda e promete mandar cartões postais para manter a amizade e contar o que anda fazendo. Mas com o passar do tempo passa a mandar somente no Natal e o relacionamento vai enfraquecendo. Esse efeito é um reflexo exato do que se passa dentro do cérebro; à medida que você pensa cada vez menos nos vizinhos, as conexões das redes neurais diminuem até não haver mais nenhuma conexão. Isso libera as células para formarem novas ligações provocando a quebra de antigos padrões.

Sendo assim, se houver alguma crença que o incomoda e/ou comportamento que desejaria mudar, mude o pensamento cada vez que a crença lhe vier à cabeça e/ou force um comportamento diferente quando se sentir impulsionado por aquele indesejado.

Um exemplo simples é aquela mania de pensar mal do outro só porque ele é melhor do que você em alguma coisa. Ou então aquele comentário descartável quando se sente tomado pela inveja. A saída é mudar sua atenção para outra coisa e fechar a boca, pois ao evitar a repetição você quebrará o padrão e propiciará a criação de um novo e bem mais saudável.

bottom of page