top of page

Não são as coisas que se repetem, é você que se repete.

Updated: Oct 3, 2018



Por que será que as coisas se repetem em nossa vida?

Na verdade não são as coisas, mas somos nós que nos repetimos. Somos resultado de nossa criação, isto é, estivemos completamente sujeitos à influência da cultura e do meio ambiente no qual crescemos. Durante a nossa infância somos uma esponja, absorvemos tudo e raramente ponderamos, pois ainda não tínhamos essa capacidade. Por conta disso, armazenamos em nosso subconsciente tudo que vemos e ouvimos.

Agora pense em coisas que você sempre teve a mesma opinião. Coisas que pensa, vê e ouve, cujo reflexo em você é sempre o mesmo. Quando essa opinião ou visão é sempre a mesma, isso pode advir de coisas que absorveu na sua infância e que foi se sofisticando depois dela.

Por exemplo, aquela famosa afirmação: "Todos os homens (ou mulheres) são iguais!"

Se isso é uma verdade para você, de onde acha que essa verdade surgiu?

Você ouvia isso dito pela sua vó ou pela sua mãe? Ou você assistiu a situações ruins em casa, as quais lhe fizeram ter raiva e sentir dor?

De um jeito ou de outro, esse período ou fatos tornaram-se uma "verdade" para você, embora, talvez, na fase adulta você nunca tenha colocado essa verdade à prova.

O que ocorre é que estamos sujeitos a crenças absorvidas na nossa infância que irão se replicar por toda uma vida, sem que as percebamos.

Quem faz isso é a estrutura da nossa personalidade ou ego. Ele foi criado para proteger você quando pequeno, mas hoje, é bem provável, que ele mais atrapalhe do que ajude em muitas situações da sua vida.

A personalidade é uma máscara que foi criada para encobrir alguns aspectos da sua natureza para agradar aos outros. É por isso que tantas coisas se repetem em sua vida, pois você ainda pensa, vê e faz, do mesmo jeito de sempre, e de acordo com o que a sua máscara diz que deve ser. Para nos auto-enganar, a personalidade acaba inventando desculpas, como, por exemplo, julgando que você seja um azarado(a) ou que as situações que vivencia sejam apenas resultado do destino.

É por isso que autoconhecer-se não é uma falácia ou perda de tempo. Muita gente diz que se conhece, mas embora você possa acreditar nisso, não é, de fato, uma verdade. A sua verdade é muito maior e reside por detrás da sua personalidade, e não é tarefa fácil encontrá-la.

Agora imagine se você tivesse algo que lhe desse um mapa, no qual mostrasse como funciona a sua personalidade e onde estão seus tesouros perdidos, e ainda de bônus ensinasse como funciona a personalidade dos outros, não seria uma grande vantagem daqui para frente?

Falo isso com tranquilidade porque sou um coach que usa como ferramenta de trabalho o Eneagrama da Personalidade e convido você a saber mais sobre essa ferramenta. Convido você a usufruir e aplicar esse conhecimento e ter como resultado uma vida sensivelmente melhor.

bottom of page