O Eneagrama

Updated: Nov 2, 2018


Tive contato com o Eneagrama há quase 20 anos e nos últimos 15 anos intensifiquei e aprofundei meus estudos nesse tema, o qual, a meu ver, deveria ser mais divulgado para que mais pessoas pudessem usufruir desse conhecimento.


Na época em que comecei a estudar o Eneagrama senti-me atraído porque ele permitiu-me desenvolver uma certa precisão e rapidez em conhecer as pessoas. Em outras palavras, o Eneagrama me tornou mais perspicaz em perceber as principais características de personalidade e a compreender o padrão das atitudes das pessoas. Obviamente, isso ajudou muito em meus relacionamentos, fato este que perdura até hoje.

No entanto, admito, a princípio foi muito difícil, pois o estudo do Eneagrama inicia-se por uma profunda jornada de autoconhecimento. Isso significa que um iniciante precisa uma constante auto-observação, através da qual ele consiga perceber o que está detrás de suas intenções e, não raro, a intenção que está por detrás da intenção.

Sei que parece um pouco complicado, e na verdade é mesmo, exceto se houver um método para se perceber isso, e o Eneagrama é a chave mestra para essa jornada.

A comprovação da eficiência do Eneagrama para mim também se deu no âmbito profissional. Como coach, eu o utilizo com sucesso há mais de 10 anos em meus processos de Coaching, o que tem facilitado e aumentado a assertividade na detecção do tipo de personalidade de meus clientes.

Mas o que é o Eneagrama?

Uma breve definição e histórico

O Eneagrama é um sistema que nos permite detectar o tipo de personalidade das pessoas através de uma figura geométrica de nove pontas que representa os nove tipos de personalidades básicas da natureza humana e suas complexas inter-relações.

Baseado na sabedoria espiritual de diferentes tradições antigas, o Eneagrama foi levado ao público em Moscou, no ano de 1915, por George Gurdjieff,, filósofo e professor armênio, que usou o Eneagrama em seu programa de desenvolvimento humano. Somente na década de 1960, um outro filósofo, Oscar Ichazo, fundador da Escola Arica, estabeleceu os nove tipos de personalidade no Eneagrama. Pouco tempo depois, Claudio Naranjo, MD, e outros psicólogos em Berkeley combinaram o Eneagrama com os últimos desenvolvimentos da psicologia moderna.


O Eneagrama se tornou um pouco mais conhecido somente a partir de 1980, quando surgiram os primeiros livros a respeito. De lá para cá, sua ascensão se exponenciou com o advento da Internet e o Eneagrama passou a ser largamente usado por coaches, executivos de empresas, empresários, pais, professores e terapeutas em muitos países ao redor do mundo

Aplicações principais

Na versão moderna do Eneagrama existem muitas aplicações, mas em termos práticos eu diria que a ferramenta tem como principais objetivos:

  1. O crescimento pessoal e espiritual

  2. O desenvolvimento de nossa capacidade de alcançar relacionamentos bem sucedidos em casa e no trabalho

  3. A capacidade de desenvolver a liderança, a montagem de equipes e a habilidade de comunicação, tudo isso no âmbito do trabalho.

Como já mencionei, o estudo do Eneagrama começa por uma jornada de autoconhecimento. Afinal, sem sabermos mais sobre quem somos é muito mais difícil conhecer os outros. Mas é nessa jornada de autoconhecimento que conseguimos perceber nossos padrões de pensamento, sentimento e comportamento, aumentando nossa autoconsciência e tendo como consequência a facilidade de detectarmos nossos pontos fortes e nossos pontos cegos. Quando tomamos posse dessas informações, resultado de muita auto-observação, conseguimos explorar mais nossos potenciais, assim como corrigirmos nossos erros, obtendo como resultado um aumento de nossa eficácia pessoal e profissional.

Principalmente no âmbito de nossos relacionamentos, o Eneagrama é um método poderoso que aumenta a nossa inteligência emocional - e não há melhor sistema no mundo de hoje para aprender a criar relacionamentos mais bem sucedidos. Isto se dá porque quando reconhecemos os diferentes pontos de vista e as necessidades básicas de cada tipo de personalidade, podemos de imediato melhorar a nossa comunicação no relacionamento com os outros. Esse aumento de empatia com as outras pessoas em nossas vidas, nos torna capazes de responder às necessidades que toda relação exige para que se mantenha num patamar saudável. Embora o assunto seja inesgotável, a ideia deste artigo é apenas chamar a atenção sobre o Eneagrama para quem nunca ouviu falar dele. E recomendo que a partir de agora ele lhe seja cada vez mais familiar.

Se quiser aprender o Eneagrama a partir do Zero, SAIBA MAIS AQUI...

#Eneagrama #Coaching #Crescimentopessoal #Personalidade #Autoconhecimento