top of page

O Eneagrama faz melhor aquilo que você já faz.


Um dos objetivos do Eneagrama é mostrar às pessoas como elas se encarceraram dentro dos padrões de suas personalidades.


No entanto, muitas pessoas não gostam da ideia de tipificar a personalidade porque não gostam de rotular ou serem rotuladas.

O irônico é que classificar as pessoas em tipos não é uma novidade. Você já deve ter usado a expressão "não gosto desse tipo de pessoa" ou "eu me dou bem com tipos assim". Isso significa que dentro de nós já existem caixinhas rotuladas segundo as características das pessoas. Caixinhas para os feios, para os bonitos, para os chatos, para os mentirosos, para os legais e assim para todos, isto é, ninguém fica fora delas.

A grande diferença com o Eneagrama é que dentro das nossas caixinhas mentais tudo se passa como "quem viu um, viu todos". Em outras palavras, se alguém lhe diz que fulano é mentiroso, você tem previamente armazenada a característica padrão de um mentiroso. É uma espécie de generalização. Já no Eneagrama, embora também hajam padrões, ele considera muitas outras variáveis que nossas caixinhas mentais desprezam.

No Eneagrama, para cada tipo de personalidade considera-se todo um conjunto de características de cada tipo. Para cada tipo estuda-se seu principal medo, seu desejo básico, sua motivação principal, seus instintos e todas as influências das personalidades as quais o tipo está conectado - isso é extraído das linhas e setas dentro da figura do Eneagrama.


Uma consequência para quem estuda o Eneagrama é que todas essas centenas de caixinhas mentais que temos armazenadas com a ideia dos tipos de pessoas se transformam em apenas nove. Isso não quer dizer que o Eneagrama seja simplista, muito pelo contrário, ele é mais profundo do que parece ser.

O Eneagrama tipifica as pessoas em 9 padrões de personalidade mas é um estudo profundo de cada uma delas e isso evita julgamentos precipitados e projeções que normalmente fazemos quando não dispomos desse conhecimento.

Ao estudá-lo você ganha novas lentes para observar a si mesmo e às outras pessoas de uma forma mais eficaz do que as centenas de caixinhas mentais com as quais estamos acostumados.

A ferramenta do Eneagrama é um mapa de nós mesmos, o qual se baseia num modelo. O valor e a eficácia desse modelo está na precisão com que ele descreve os padrões de personalidade e com o resultado que você obtém ao utilizá-lo. Mas um modelo é sempre um modelo, isto é, ninguém jamais fotografou uma personalidade, por isso é preciso compreender, observar e utilizar, pois um modelo é apenas uma maneira de falar sobre algo.

Enfim, não se surpreenda com o fato de que o Eneagrama ensina que existem padrões de personalidade dentre os seres humanos, pois isso nós já temos mentalmente.

O que vai mesmo surpreender você é a nitidez com que as lentes do conhecimento do Eneagrama vão lhe permitir enxergar seu mundo interno e todos que estão à sua volta.

Uma boa razão para você conhecer o Eneagrama é abandonar as suas caixinhas mentais porque elas costumam fazer você errar.

bottom of page