top of page

Os 9 tipos de Personalidade do Eneagrama


O Eneagrama da Personalidade funciona como um guia que nos orienta a entender as pessoas na nossa vida. Às vezes nos perguntamos o que faz um colega de trabalho ser tão falso só para ser mais competitivo. Ou então, o que meu parceiro ou filho está realmente sentindo, ou até mesmo porque eu sou como sou e faço o que faço?

Muita gente usa o Eneagrama para transformar a qualidade das suas relações no trabalho - o que explica a quantidade de corporações que se utilizam da ferramenta - assim como suas relações familiares e íntimas, além de aprofundar sua compreensão sobre si mesmo.


O fato é que o Eneagrama é diferente de qualquer outro sistema. Ele é, alternadamente, prático e profundo, simples e complexo, e muitos o consideram fascinante o suficiente para torná-lo objeto de estudo para o resto da vida.

Neste post vou descrever brevemente cada um dos 9 tipos de personalidade, segundo a teoria do Eneagrama. Você vai encontrar esses 9 tipos nomeados por muitos autores - tal como aqui - mas prefira utilizar apenas os algarismos de 1 à 9 porque isso o fará entender qualquer texto que encontrar daqui por diante.

É importante relembrar que o Eneagrama descreve os 9 tipos da forma que cada um percebe a realidade e demonstra que nenhum de nós percebe essa realidade tal como ela é.

São 9 estilos de personalidade, 9 formas de ver a vida, 9 conjuntos de valores diferentes, 9 estilos de comunicação diferentes, 9 modos de resolver os problemas, 9 formas de motivar-se, de pensar, de sentir e de reagir.

O Eneagrama é um mapa de como somos, de como nos relacionamos com a forma de ser das outras pessoas, e de como poderíamos nos libertar das barreiras que limitam nosso próprio potencial.

Tenha em conta que as características de um tipo não são exclusivas na vida de um indivíduo, mas preponderantes. É isso que o diferencia dos outros.

Os 9 tipos são agrupados de 3 em 3: os Emocionais, os Mentais e os Instintivos.


O tipos 2, 3 e 4 são chamados "Emocionais"

2: "Ajudador"

Sente necessidade de ser amado, aceito e valorizado, e busca isso atendendo às necessidades dos demais. Deseja ser necessário, apreciado, obter aclamação e créditos para si.

3: "Motivador" É motivado pela necessidade de ser produtivo, alcançar o sucesso e evitar o fracasso a todo custo. Para ele, uma pessoa vale pelo quanto realiza e produz. Dá muito valor à sua imagem.

4: "Individualista"

Sente-se diferente dos demais e tem necessidade de experimentar profundamente seus sentimentos e de ser compreendido, para encontrar o significado da vida e evitar ser alguém comum. Toda essa sensibilidade o leva a ter um forte traço ligado à arte e à beleza.

O tipos 5, 6 e 7 são chamados "Mentais"

5: "Investigador"

Sente necessidade de conhecer e entender tudo, para ser autossuficiente e para evitar parecer tolo. Isola-se dos outros para evitar emoções e acredita que o conhecimento é tudo.

6: "Leal"

Para ele a segurança é sua prioridade. Busca apoio dos outros para tentar obter garantias e assim evitar a insegurança e a ansiedade. É bastante sociável porque acredita na segurança proporcionada pelas outras pessoas.

7: "Entusiasta"

Move-se pela necessidade de ser feliz e planejar atividades agradáveis para evitar o sofrimento e a dor. Isso faz com que sinta necessidade de experimentar tudo que lhe traga prazer, e para isso abre vários projetos simultaneamente (sem se apegar a nada) para ter uma agenda social intensa.

O tipos 8, 9 e 1 são chamados "Instintivos"

8: "Líder"

Sua motivação é o poder, pois necessita ser autossuficiente e forte para evitar a sensação de fraqueza ou dependência. Esforça-se para dominar e controlar, e para isso supera qualquer obstáculo, às vezes, a qualquer custo. 9: "Pacificador" Sua paz é fundamental, por isso gasta toda sua energia em manter a harmonia no seu ambiente, evitar conflitos e tensões, preservar as coisas como são, e resistir à tudo que possa perturbar essa paz. Dá tanta importância à conciliação que perde o foco de seus próprios objetivos.

1: "Perfeccionista"

Seu foco se dá pela necessidade de ser íntegro, coerente com seus ideais, de trabalhar com disciplina para melhorar, e de proteger-se de críticas de modo a não ser condenado por ninguém.

Embora essa descrição seja deveras rasa, quando olhamos pela primeira vez a descrição dos 9 tipos de personalidade é normal que nos vejamos nas características de vários deles. Seguramente, todos compartilhamos partes ou características em comum, mas sempre há um tipo que marca a raiz de nosso comportamento, a forma de perceber o que está à nossa volta, e as nossas motivações.

Também é importante termos em conta que não existe um ranking, onde um tipo de personalidade seja melhor do que outro. Tudo depende dos níveis de intensidade das características do tipo na vida do indivíduo, requerendo ou não uma atenção especial para alcançar o equilíbrio desejado.

Claro...a pergunta que sempre vem a seguir é:

"Qual é o meu tipo de personalidade?"

Essa é a resposta mais importante e considerada o marco zero no estudo do Eneagrama. Para tanto, é preciso conhecimento da estrutura e automonitoramento, por isso não é algo tão fácil de detectar. Mas uma coisa é certa: tome muito cuidado com testes de personalidade, pois eles podem induzi-lo facilmente ao erro.

bottom of page