top of page

Pessimismo contagia.

Os otimistas são pessoas que se saem melhor na maioria das áreas da vida.


Eles são mais bem-sucedidos, têm relacionamentos mais felizes, ficam menos deprimidos, ganham mais dinheiro e, em geral, são mais saudáveis ​​do que os pessimistas.


Os otimistas têm os pés no presente e os olhos no futuro, ou seja, eles têm uma visão positiva do futuro.



Já os pessimistas vagam pela terra esperando que as coisas se tornem piores do que realmente são. Para eles as coisas são "sempre" e "nunca":


"Sempre que eu fiz isso o resultado foi ruim."

"Sempre que eu tentei não deu certo."

"Nunca consegui isso ou aquilo."


Enfim, pessimistas são permeados por pensamentos e sentimentos negativos.


Costuma-se dizer que um otimista vê uma solução para cada problema, um pessimista vê um problema para cada solução.


Pessimistas costumam fazer o papel de vítimas. Costumam dizer "Ele me fez fazer isso" ou "Eu não tive escolha ...", dizem essas coisas para se justificarem dos insucessos ou para evitar fazer alguma coisa ou tomar uma decisão. Para ele todo problema é um drama, afinal ele é sempre uma vítima.


Embora seja prudente evitar riscos extremos, pessimistas raramente assumem riscos. Eles ficam onde estão e criticam tudo. Criticam o seu comportamento, as suas ideias, os seus desejos e sonhos.


Um indivíduo pessimista estabelece baixas expectativas para o seu próprio desempenho, mesmo que ele seja capaz no presente ou já tenha conseguido algum sucesso no passado, ele usa essa estratégia para não se sentir frustrado.


Para um pessimista é sempre tudo ou nada e seu prognóstico está sempre voltado para o nada. Ele generaliza tudo porque dessa forma ele elimina as possibilidades de algo dar certo. Em outras palavras, a resposta para tudo será: "não vai dar certo".


Alguns estudos provaram que, de fato, há momentos em que o pessimismo é recompensado. Na Psicologia é chamado de "pessimismo defensivo" como sendo um estilo de enfrentamento. O pessimista defensivo, neste contexto é aquele que antecipa e se preocupa com um mau resultado apesar de um bom histórico anterior. Isso é percebido como uma autoproteção e, portanto, se ele estiver correto. age como um amortecedor Só que se isso for um estilo de vida, o resultado a médio e longo prazo será negativo.


Explicando melhor:

Se você olhar com ceticismo e ter uma atitude precavida numa situação, isso é absolutamente saudável, mas se isso for crônico haverá menos satisfação com a vida e muitas vezes até mais doenças.


Estudos mostram que o pessimismo pode ser pelo menos parcialmente influenciado pela genética. No entanto, o ambiente no qual você vive desempenha um papel muito importante na tendência do otimismo ou pessimismo.


Você já deve ter ouvido falar que uma pessoa é a média das 5 pessoas com as quais passa mais tempo.

Se as pessoas com as quais você passa mais tempo são pessimistas, há um grande chance de você absorver seus padrões de pensamento e sentimento.


Observe essas 3 questões:

1) Você passa muito tempo com pessoas que estão no caminho de seus objetivos?

2) Eles estão dispostos a fazer mudanças ou até sacrifícios para alcançar esses objetivos?

3) Essas pessoas tendem a comentários, prognósticos e comportamentos positivos?


Se as respostas forem "Não", pode ser hora de fazer uma mudança no seu ambiente. Às vezes pode ser difícil, porque são pessoas que vivem com você, como sua família, ou seus companheiros numa equipe de trabalho, então a saída poderá ser, de alguma forma, apertando a tecla "mute" para não se permitir mais influenciar.


Difícil, claro, mas é possível. Basta que você não discuta mais seus planos, projetos, ou pelo menos não entre em detalhes, porque isso alonga a conversa e quanto mais envolvido na conversa sobre seus projetos, mais sujeito às influências você vai estar dos seus interlocutores pessimistas.


Eu costumo dizer que "se você conviver com pessimistas terá se ser mais otimista do que seria se convivesse com otimistas."


O mais legal é que, embora o pessimismo seja uma perspectiva que afeta a visão geral do mundo, não é necessariamente algo estável que permanece inalterado ao longo da vida. Isto é, é perfeitamente possível que as pessoas possam aprender a ser menos pessimistas ou até otimistas.



bottom of page