top of page

Testes de Personalidade: um verdadeiro fascínio das pessoas.


Já reparou como as pessoas adoram testes de personalidade?

A Internet está cheia deles.


Mas por qual motivo será que eles atraem tanto?

Será que as pessoas esperam que o resultado lhes diga algo que não sabem a respeito de si mesmas?

Ou será que elas apenas esperam confirmar aquilo que imaginam que já sabem?

No primeiro caso, até que é interessante, afinal o teste informaria que a pessoa não é bem quem ela pensava que é.

Mas no segundo caso, não há qualquer novidade, exceto se a pessoa não está bem certa de quem ela é, e o resultado do teste apenas lhe confirmaria o que já desconfiava.

Mas de prático no que resulta?

Na maioria das vezes em nada. O resultado não passa de uma informação com a qual as pessoas não sabem o que fazer com ela, se é que gostariam de fazer algo.

Então esses testes não são válidos?

Não, muito pelo contrário. Eles são válidos, não pelo resultado, até porque muitos deles são furados, mas porque demonstram que as pessoas se importam de alguma forma consigo mesmas. Em outras palavras, é um sinal de que o interesse pelo autoconhecimento existe, nem que seja por simples curiosidade.

Esse é o ponto!

As pessoas sabem que existem coisas dentro delas que as impedem de agir, de progredir, de solucionar um problema, de conquistar algo, de relacionar-se melhor, enfim, elas sabem que precisam melhorar alguma coisa do lado de dentro e aprender a lidar melhor com os outros do lado de fora.

É aí que eu entro com o Eneagrama da Personalidade.

Resumidamente, o Eneagrama da Personalidade é um sistema poderoso que descreve NOVE tipos de personalidade, cada uma com padrões mentais, emocionais e comportamentais únicos, os quais tendem a se tornar habituais ao longo do tempo e que distorcem a realidade como de fato ela é.


O Eneagrama também descreve como e por que esses padrões surgem, A princípio, ele pode parecer qualquer outro sistema de estudo da personalidade, mas fica muito mais sutil e profundo à medida que você o estuda e coloca em prática seus ensinamentos.

O Eneagrama atua como um poderoso espelho que nos ajuda a ver a natureza oculta de nossa própria estrutura de personalidade, tornando-se uma ferramenta de autoconsciência que nos auxilia a abandonar os modos habituais de nosso tipo de personalidade. Além do nosso próprio tipo, o Eneagrama nos ensina como funcionam os outros tipos, de forma que nossos relacionamentos melhorem sensivelmente.

O que descrevi considera o aspecto pessoal, agora imagine usar o Eneagrama de forma profissional. Imagine a utilidade para psicoterapeutas, pais, professores, coaches, líderes de equipe, gestores, empreendedores, estudantes, enfim, considere o quanto o Eneagrama pode ajudar no exercício dessas atividades.

Obviamente, o Eneagrama não é algo de prateleira. Requer método de estudo e prática, mas não é um bicho de sete cabeças porque trata da pessoa humana, algo que estamos bem familiarizados e que não requer ir além de si mesmo para começar a utilizá-lo.

O Eneagrama é a saída estrutural e objetiva para alguém que se interessa em promover uma mudança e está a anos-luz à frente de um simples teste de personalidade.

bottom of page